Os objetivos deste mestrado são fornecer os conhecimentos e promover o trabalho prático necessários às áreas multidisciplinares da edição, fornecendo ao aluno capacidades para integrar o mercado de trabalho na área do design editorial, contribuindo, ainda, para a elevação da qualidade global da comunicação em Portugal. Oferece uma continuação de percurso académico e uma especialização profissional aos alunos que completem o ciclo de estudos de Licenciatura em Design e Tecnologia das Artes Gráficas ou que completem outra licenciatura dentro da mesma área formativa e que pretendam especializar-se em design editorial.
Oferece às empresas e organizações ligadas ao mercado editorial profissionais com sólidos e atualizados conhecimentos conceptuais e técnicos. Incentiva o aluno a adquirir competências que lhe permitam uma aprendizagem auto-orientada ao longo da sua vida profissional. Promove o desenvolvimento do trabalho em equipa, essencial às práticas profissionais que envolvem o design e as tecnologias editoriais.
Oferece, dentro do panorama formativo português, um ciclo de estudos inovador, contemporâneo, necessário e adequado às exigências consagradas na declaração de Bolonha.
1.º ano / 1.º semestre | 1.º ano / 2.º semestre | |||
---|---|---|---|---|
Unidade curricular | ECTS | Unidade curricular | ECTS | |
Design do Livro | 8.0 | Design de Edições Periódicas | 10.0 | |
Tipografia | 5.0 | História da Edição | 6.0 | |
Paginação Electrónica | 5.0 | Edição de Imagem e Direção de Arte | 4.0 | |
Discurso dos Media 1 | 6.0 | Produção Gráfica 1 | 5.0 | |
Gestão Editorial 1 | 6.0 | Comunicação e Marketing 1 | 5.0 | |
Representação Diagramática1 | 6.0 | Metodologias e Técnicas de Investigação 1 | 5.0 | |
Legislação Editorial 1 | 6.0 | Publicações Multimédia1 | 5.0 |
2.º ano – regime anual | |
---|---|
Unidade curricular | ECTS |
Estágio, ou Projeto ou Dissertação | 60.0 |
Podem candidatar-se a este mestrado: